Por que a tecnologia é importante para a inovação e competitividade na indústria

Manter-se competitivo no mercado é uma questão de sobrevivência em um cenário assombrado por desafios do dia a dia. No entanto, garantir apenas a sobrevivência não é suficiente. É preciso fugir da estagnação e criar continuamente condições para que a sua indústria evolua e garanta bons resultados. Os Institutos SENAI de Tecnologia (IST’s), do Sistema Fieg, têm as melhores soluções para a sua empresa. Saiba mais!

Existem diversos motivos que influenciam nos resultados positivos de uma empresa. Um deles é o investimento em tecnologia e inovação. Afinal, a Indústria 4.0 é a quarta grande revolução industrial e o seu impacto, com o uso das novas tecnologias, afeta todo o mercado.

É preciso que as indústrias percebam que investir em consultorias, desenvolvimento de projetos e inovação não é gasto ou luxo, mas uma estratégia para ampliar faturamentos e fazer a economia girar.

Grandes indústrias brasileiras já aplicam em inovações tecnológicas para potencializar sua produtividade. Goiás é destaque na indústria de alimentos e bebidas representando, juntos, 27% da indústria do estado, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Por esse motivo, é inevitável que a sua indústria, para se destacar no mercado e continuar lucrando, tenha que apostar em inovação.

Com foco na prestação de serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos e serviços laboratoriais, os Institutos SENAI de Tecnologia são especializados nas diversas áreas de atuação da indústria goiana.

Eles fazem parte da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que participa há décadas dos ciclos de industrialização e desenvolvimento do Estado.

Estão localizados em Goiânia, ocupando um espaço de aproximadamente 6 mil metros quadrados, e com estrutura para suporte técnico por meio de consultorias, laboratórios com acreditação do Inmetro, serviços especializados e pesquisas.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas possui foco nos segmentos de alimentos, bebidas e cosméticos, com uma moderna infraestrutura, composta de laboratórios (análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais) e planta de P&D para desenvolvimento de novos produtos; apoiando as empresas de Goiás e regiões vizinhas com soluções integradas, desde o desenvolvimento de um produto até a preparação para obtenção de certificação internacional.

Com todas essas vantagens já deve ter ficado claro que a sua indústria tem à disposição um instituto com vasta experiência em soluções e resultados. Tudo porque ele foi estruturado para fornecer o apoio que a indústria goiana necessita, seja em aspectos regulatórios, seja na busca de eficiência operacional ou de inovação.

A Indústria 4.0 e automação

Um sistema de automação industrial possui muitos benefícios para aumentar a produtividade sem ter a necessidade de investir na ampliação do quadro de colaboradores.

E o Instituto SENAI de Tecnologia em Automação oferece soluções para alavancar a indústria goiana a patamares mais avançados da Indústria 4.0. Afinal, a automação está diretamente ligada à Indústria 4.0, já que essa inovação permite criar redes inteligentes ao longo de toda a produção; como controlar os processos de forma mais eficiente e autônoma.

Não importa o segmento e o porte da sua indústria, pois o instituto leva em consideração as particularidades de cada empresa atendida, com soluções sob medida, que incluem otimização de processo, automação industrial, inteligência computacional, eficiência energética, legislações, normas e regulamentos técnicos.

Ambos os institutos oferecem à sua indústria o acesso a toda rede SENAI, composta por 58 institutos de tecnologia. Cada instituto tem uma vocação temática exclusiva e atua de maneira complementar com as demais unidades do país. É a maior rede de tecnologia e inovação do país com foco em soluções para as indústrias.

A busca constante por inovação precisa fazer parte do DNA da indústria que deseja potencializar a sua competitividade. Isso só se torna possível à medida que a indústria desenvolve novos produtos e serviços, ou promove melhorias que possibilitam alcançar novos segmentos e aumentar a sua lucratividade.

Outro diferencial dos institutos é a atuação em parceria com diversas instituições em nível regional e nacional. Eles disponibilizam para a indústria goiana subsídio financeiro (modalidade de subvenção econômica) para o desenvolvimento de soluções com foco em inovação e produtividade.

A indústria conta também com o apoio dos especialistas dos institutos, que se inicia na fase de concepção da ideia, passa pela prototipagem e vai até o escalonamento para a inserção no mercado.

Os Institutos SENAI de Tecnologia reúnem competências para oferecer soluções tecnológicas de valor agregado com padrões de excelência, visando atuar de maneira sinérgica com clientes e parceiros.

É um ativo da indústria goiana.

Venha conhecer melhor as soluções que os Institutos SENAI de Tecnologia, do Sistema Fieg, têm para aumentar o seu faturamento e avançar cada vez mais na competitividade no mercado regional e nacional.